sábado, 15 de agosto de 2009

Encontro Internacional de Violoncelos

Pelo segundo ano consecutivo, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí - instituição vinculada ao Governo de São Paulo - recebe atrações artísticas e pedagógicas do Rio International Cello Encounter, encontro de violoncelos que está em sua 15ª edição e que tradicionalmente acontece no Rio de Janeiro.

Trata-se do primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo, criado pelo inglês David Chew que residia no Brasil. Em 1994, David Chew tomou conhecimento da história vivida por seu colega de instrumento Vedran Smailovic. Integrante da Orquestra da Ópera de Sarajevo, ele testemunhou a morte de 22 pessoas vítimas de uma explosão durante a guerra na Bósnia e decidiu usar sua música em prol da paz, tocando nas ruas de Sarajevo, durante 22 dias seguidos, em homenagem aos mortos. Com o objetivo de promover a integração social no Rio de Janeiro usando a música, e o violoncelo como principal instrumento, Chew localizou o músico e fez o convite para que viesse se apresentar no Brasil.

Aos dois juntaram-se mais alguns colegas de orquestras estrangeiras e, em 1995, estava criada a primeira edição do RICE, uma homenagem de Chew ao maestro carioca Heitor Villa-Lobos, que escreveu para o violoncelo algumas de suas melhores composições e cuja obra atraiu o violoncelista inglês para o Brasil, em 1981.

Embora tenha sido criado inicialmente como um encontro de violoncelistas de todo o mundo, o evento recebe hoje virtuoses em outros instrumentos como piano, violino, flauta, saxofone e violão.

Desde sua primeira edição, em 1995, o encontro já realizou mais de 500 concertos e 300 horas de master classes, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos e um público estimado em mais de 100 mil pessoas. Em 2009, o encontro acontecerá de 9 a 24 de agosto no Rio de Janeiro em homenagem a Haydn, Handel, Villa-Lobos, Mendelshonn, Darwin e Margret Mee.

Em Tatuí, as atividades serão nos dias 17, 19, 20, 21 e 30 de agosto. Neste ano, o evento privilegia além dos concertos, a dança.
Fonte: www.itu.com.br

Obras de Mozart inéditas para piano

A Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo, no norte da Áustria, apresentou neste domingo duas obras para piano inéditas de Wolfgang Amadeus Mozart. "Os serviços de pesquisa da Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo identificaram duas composições, que estavam em seu poder há algum tempo, como sendo obras do jovem Wolfgang Amadeus Mozart", indicou a Fundação.

As duas obras musicais para piano, um concerto de quatro minutos e um prelúdio de um minuto, foram interpretadas neste domingo numa apresentação para a imprensa no próprio piano-forte de Mozart, na casa onde sua família morou em Salzburgo, sua cidade natal. As composições foram executadas pelo pianista austríaco Florian Birsak, que também é natural de Salzburgo.

A missão da Fundação Internacional Mozarteum é preservar a herança do compositor, realizar pesquisas sobre a sua obra e organizar concertos. Algumas obras inéditas de Mozart foram descobertas nos últimos anos, para deleite de seus admiradores.

Wolfgang Amadeus Mozart, nascido em Salzburgo em 1756, começou a compor obras aos cinco anos de idade. Até sua morte, em 1791, criou alguns dos concertos, sinfonias e óperas mais famosos da história da música.

Fonte: Veja.com