sábado, 15 de agosto de 2009

Encontro Internacional de Violoncelos

Pelo segundo ano consecutivo, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí - instituição vinculada ao Governo de São Paulo - recebe atrações artísticas e pedagógicas do Rio International Cello Encounter, encontro de violoncelos que está em sua 15ª edição e que tradicionalmente acontece no Rio de Janeiro.

Trata-se do primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo, criado pelo inglês David Chew que residia no Brasil. Em 1994, David Chew tomou conhecimento da história vivida por seu colega de instrumento Vedran Smailovic. Integrante da Orquestra da Ópera de Sarajevo, ele testemunhou a morte de 22 pessoas vítimas de uma explosão durante a guerra na Bósnia e decidiu usar sua música em prol da paz, tocando nas ruas de Sarajevo, durante 22 dias seguidos, em homenagem aos mortos. Com o objetivo de promover a integração social no Rio de Janeiro usando a música, e o violoncelo como principal instrumento, Chew localizou o músico e fez o convite para que viesse se apresentar no Brasil.

Aos dois juntaram-se mais alguns colegas de orquestras estrangeiras e, em 1995, estava criada a primeira edição do RICE, uma homenagem de Chew ao maestro carioca Heitor Villa-Lobos, que escreveu para o violoncelo algumas de suas melhores composições e cuja obra atraiu o violoncelista inglês para o Brasil, em 1981.

Embora tenha sido criado inicialmente como um encontro de violoncelistas de todo o mundo, o evento recebe hoje virtuoses em outros instrumentos como piano, violino, flauta, saxofone e violão.

Desde sua primeira edição, em 1995, o encontro já realizou mais de 500 concertos e 300 horas de master classes, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos e um público estimado em mais de 100 mil pessoas. Em 2009, o encontro acontecerá de 9 a 24 de agosto no Rio de Janeiro em homenagem a Haydn, Handel, Villa-Lobos, Mendelshonn, Darwin e Margret Mee.

Em Tatuí, as atividades serão nos dias 17, 19, 20, 21 e 30 de agosto. Neste ano, o evento privilegia além dos concertos, a dança.
Fonte: www.itu.com.br

2 comentários:

  1. Mas o silêncio tomou conta dos sentires
    Já era tempo, veio com a madrugada
    Antes que apareça a luminosa aurora
    Não me queres dizer nada?

    Não me queres dizer onde mora o teu sorriso
    Ausente do incontido abraço
    Ausente das palavras felizes
    Envolto em nuvem escura no espaço


    Boa semana

    ResponderExcluir