segunda-feira, 20 de julho de 2009

Notas de um Cello...

Hoje começo a postar nesse blog o progresso do meu estudo de violoncelo, esse instrumento tão fascinante da família das cordas.
Desde já peço desculpas por pequenas ou possíveis falhas nesse blog (por ser o meu primeiro). Agradeço a minha namorada por incentivar-me a criá-lo com o intuito de ajudar e compartilhar informações sobre o estudo desse instrumento.
Então vamos lá? Pra você que como eu está engatinhando nesse assunto, vamos começar a falar sobre a origem do instrumento e talz... rsrs


O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, possui quatro cordas afinadas em quintas.

O instrumento pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da familia da viola (da qual faz parte o contrabaixo) tanto pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento.

A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.

Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.

Vou ficando por aqui hoje...
texto disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Violoncelo
abraço para todos