quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Jacqueline Jackie du Pré

Jacqueline Jackie du Pré [ou DuPré ou duPre]
(Violoncelista britânica )
1945 - 1987

Violoncelista britânica nascida em Oxford, uma das mais famosas instrumentistas do século XX. Era filha de Derek du Pré, um editor nascido em Jersey, e da compositora e professora de piano Royal Academy de Londres nascida em Plymouth, Iris Greep, casados em Londres (1940). Moraram em St Albans por um breve período depois da guerra e mudaram-se para Purley, Surrey, onde ela cresceu fascinada quando ouvia um som de celos no rádio. No seu quinto aniversário ganhou seu primeiro instrumento favorito e aos seis entrou para a London Cello School, na Nottingham Place, 34. Sua primeira professora foi Miss Alison Dalrymple. Aos sete anos fez sua primeira apresentação pública e aos oito passou a estudar com William Pleeth, que ela chamava de Cello Daddy, na Guildhall School of Music, em London, com quem ficou sete anos. Depois estudou 6 meses com Paul Tortelier em Paris, com Pablo Casals, em Zermatt, Suíça, e com Mstislaw Rostropovich, em Moscou, de janeiro a maio (1966). A 10 anos ela ganhou o Prêmio de Suggia-Cello em sua primeira competição internacional. Aos 12 e 13 anos ela executou concertos para a BBC, em Londres. Dois anos depois completou seus estudos de música na Guildhall School of Music, em Londres, premiada com uma medalha de ouro (1960). Um admirador desconhecido lhe deu um Stradivarius (1673) com o qual ela debutou no Wigmore Hall, Londres, tocando o Concerto de Elgar para Violoncello em menor (1961). Este aparecimento e a gravação desse concerto com a London Symphony Orchestra, conduzida por SirJohn Barbirolli, deu-lhe fama mundial. FEz sua primeira exibição nos E.U.A. no dia 14 maio (1965) no Carnegie Hall tocando o Concerto de Elgar. Depois de estudar com Rostropovich, em Moscou, fez seu exame final no Conservatório em Moscou, conduzida por Rostropovich, que observou depois que finalmente tinha encontrado alguém para continuar seu trabalho (1966). No Natal deste mesmo ano ela conheceu Daniel Barenboim com quem se casou em junho do ano seguinte (1967), iniciando uma união bem sucedida tanto o plano pessoal como também no profissional. Infelizmente (1972) uma grave doença, esclerose múltipla, a impediu de continuar tocando e interrompeu sua brilhante carreira aos 27 anos. Daí em diante ela passou o resto de sua vida dando lições de violoncelo. Terminou seus dias em Londres com pouco mais de 42 anos e oito meses de idade, e foi enterrada no Golders Green´s Jewish Cemetery. Em vida tocou em grandes orquestras da Inglaterra e Estados Unidos e foi solista com prestigiados maestros. Ganhou muitos prêmios como a Gold Medal of the Guildhall School of Music, London (1960), o Queen's Prize for British musicians under 30 (1960), Officer of the Order of the British Empire (1976) e Honorary Doctor Degrees das Universidades de Salford, London, Sheffields, Leeds, Durham, Oxford e da Open University. Foi fellowships da Royal Academy of Music, da Guildhall School of Music e do Royal College of Music e Honoray Fellowship do St. Hilda's College in Oxford.



Fonte: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_2413.html
Acessado em 06/08/09

Biografia Yo Yo Ma


Yo-Yo Ma nasceu na França numa família de origem chinesa com forte influência musical. Sua mãe, Marina Lu, era cantora, e seu pai, Hiao-Tsiun Ma, era maestro e compositor. Ma começou estudando violino e depois viola, antes de se interessar pelo violoncelo, instrumento que começou a manipular aos quatro anos de idade, com seu pai. Depois de um primeiro concerto em Paris, aos seis anos de idade, a família de Ma se muda para Nova York.

Ma era uma criança prodígio, tendo aparecido na televisão norte-americanda com oito anos de idade, em um concerto conduzido por Leonard Bernstein. Ele entrou para a Juilliard School (na qual tinha aulas com Leonard Rose), e passou um semestre estudando na Universidade de Columbia antes de se matricular na Universidade de Harvard, mas se questionava sobre se valeria a pena continuar a estudar até que, nos anos 70, o estilo de Pablo Casals o inspirou.

Retorna à França para tocar com a Orquestra Nacional da França e com a Orquestra de Paris, sob a direção de Myung-Whun Chung.

Já desde sua infância e adolescência, Ma possuia uma fama bastante estável e havia tocado com algumas das melhores orquestras do mundo. Suas gravações e interpretações das Suites para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach são particularmente aclamadas.

Conforme anúncio do secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, em janeiro de 2006, Ma se uniu à lista dos embaixadores da paz da ONU, a exemplo de vários outros músicos, como o tenor Luciano Pavarotti e o jazzista Wynton Marsalis, entre outros.

Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Yo-Yo_Ma)